A HISTÓRIA DE UM SONHO TORNADO REALIDADE

"O que antes era impensável hoje é imparável"

Ban Ki Moon, COP 21 Paris

2007

Tudo começou em Sydney

A primeira Hora do Planeta foi realizada em Sydney no dia 31 de março de 2007 e foi um sucesso, o motor da maior campanha global de mobilização contra as alterações climáticas. O que começou numa única cidade espalhou-se para mais de 187 países.

2011

5.250 CIDADES DE 135 PAÍSES UNEM-SE À HORA DO PLANETA EM 51 IDIOMAS

Mais de 100 milhões de impressões digitais certificam o crescimento e interesse mundial pela campanha.

2014

As alterações climáticas são um assunto de estado de que se fala em todo o mundo

Leonardo DiCaprio, um grande defensor do meio ambiente e embaixador da WWF, exigiu aos líderes mundiais num discurso na Cúpula das Nações Unidas ações urgentes em larga escala de para combater o aquecimento global.

2016

O Acordo de Paris: um marco na luta contra as alterações climáticas

Um acordo histórico para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e lutar contra as alterações climáticas. Um primeiro passo para a esperança.

Um pacto global para garantir que o aumento da temperatura média do planeta fique entre 1,5 e 2 graus e, assim, evitar as consequências mais catastróficas das alterações climáticas.

2017

10 ANOS DEPOIS, O MOVIMENTO É IMPARÁVEL

Ainda que os EUA tenham anunciado que irão abandonar o Acordo de Paris, o resto do mundo está a avançar.

O movimento em defesa do planeta é imparável. Este ano, a campanha envolveu milhares de cidades em 187 países e mais de 12.000 monumentos apagaram suas luzes. A impressão digital atingiu 3.500 milhões!

2018

AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS SÃO UM PROBLEMA QUE NOS AFETA A TODOS

Onze anos depois, a Hora do Planeta destacou o impacto das alterações climáticas na biodiversidade.

Porque ambos os problemas são dois lados da mesma moeda. Porque o nosso futuro também está ameaçado. Porque queremos que te ligues ao planeta e te juntes a uma das muitas causas que propomos. Ou o que mais te preocupa.

2019

A ANP|WWF CRIOU O LIVESTREAM QUE NENHUM DE NÓS VAI CONSEGUIR VER ATÉ AO FIM

Para assinalar o evento, a ANP|WWF lançou o Plastic Pollution Countdown, o livestream mais longo de sempre, com o processo de decomposição de uma garrafa em tempo real.

A ação simbólica tem como foco uma garrafa de plástico colocada sobre areia de praia, mostrando, em tempo real, o processo de decomposição e incentivando as pessoas a assinarem a petição mundial “Stop Plastic pollution – Zero Plásticos na Natureza”.

2020

A HORA DO PLANETA TORNA-SE DIGITAL, PELA PRIMEIRA VEZ

Um número recorde de 190 países e territórios apoiaram a Hora do Planeta 2020, com milhões de pessoas a unirem-se digitalmente, no meio do surto de COVID-19.

Um direto na página de Facebook da ANP|WWF reuniu centenas de pessoas para ouvir os nossos embaixadores durante uma emissão que durou mais de uma hora.

2022

UMA CORRIDA PELO PLANETA

Em 2022 voltámos aos eventos presenciais, juntando mais de 400 pessoas numa corrida e caminhada pela natureza!

O trail e caminhada percorreram os trilhos do parque de Monsanto, uma floresta urbana que alberga dezenas de aves, répteis, anfíbios e mamíferos, várias espécies de árvores, e que é a maior mancha verde da cidade de Lisboa, pedindo a todos que se movessem pela natureza, apoiando a criação de uma lei de Restauro da Natureza para toda a Europa.

2023

DEDICAR UMA HORA AO PLANETA

Em 2023 apagavam-se as luzes de monumentos e casas por todo o mundo. E também por todo o mundo muitos milhares de pessoas dedicaram 60 minutos a fazer algo positivo para o nosso Planeta!

A magia aconteceu quando todas as pessoas, desde a Ásia à África, América do Norte e do Sul, Oceania e Europa, doaram uma hora para cuidar da nossa única casa. Por cá, realizámos um Peddy Paper no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, numa viagem pela proteção do planeta, inspirando todos a agir e a defender mudanças urgentes pelo Planeta.

DO QUE ESPERAS PARA FAZER PARTE?

JUNTA-TE