A MAIOR HORA PELA DEFESA DO PLANETA

Desde o seu início em 2007 pela mão da WWF, a Hora do Planeta é conhecida pelo momento das “luzes apagadas”, com indivíduos de todo o mundo a apagar as suas luzes para mostrar apoio simbólico ao planeta, e para aumentar a consciencialização sobre as questões ambientais que o afetam. 

Mais de 15 anos depois, as pessoas estão agora num ponto de viragem. As crises climáticas e naturais colocam em risco o destino da nossa casa comum e de todo o nosso futuro. Estamos no bom caminho para ultrapassar, até 2030, o limite de aumento global de temperatura em 1,5°C estabelecido pelo Acordo Climático de Paris, e a natureza – a fonte dos nossos meios de subsistência e um dos nossos maiores aliados contra a crise climática – também está sob grave ameaça, enfrentando taxas de perda alarmantes e sem precedentes em todo o mundo.

Os próximos 6 anos são, portanto, cruciais para todos os nossos futuros – temos de permanecer abaixo do limiar climático de 1,5°C para evitar danos irreversíveis ao nosso planeta, e precisamos de inverter a destruição de natureza até 2030, terminando a década com mais natureza do que começámos. Para que isto aconteça, os indivíduos, as comunidades, as empresas e os governos devem intensificar urgentemente os seus esforços para proteger e restaurar o nosso planeta.

Com este objetivo para 2030 em mente, está na hora de deixar a reflexão de parte e passar à ação. Vamos mostrar que “pequenas ações têm grande impacto”, desafiando todos a somar uma hora ao nosso Banco de Horas, fazendo algo de que gostam.

No meio de sociedades cada vez mais divididas e polarizadas, a Maior Hora pelo planeta torna-se um momento precioso de união, lembrando ao mundo que a nossa sobrevivência depende da boa saúde desta nossa casa comum, e que todos nós podemos – e devemos – desempenhar um papel na sua proteção.