Cidades ligadas
ao Planeta

Liga a tua cidade

A Hora do Planeta nasceu há 12 anos em Sydney, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, milhares de cidades em 188 países participaram nesta iniciativa que apagou mais de 12.000 monumentos e edifícios emblemáticos.

Vivemos no período mais quente da história, com ondas de calor e secas prolongadas, eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e migrações de pessoas devido às alterações climáticas, sendo também uma das principais causas da perda de biodiversidade.

O Acordo de Paris estabelece o prazo de 2020 para começarmos a implementar os compromissos de redução das emissões de CO2 em todo o mundo.

Os municípios têm uma grande responsabilidade na redução das emissões de gases de efeito estufa e, assim, reduzir a perda de diversidade biológica. Reduzir o consumo de energia, promover o autoconsumo, promover a mobilidade sem emissões, melhorar o desempenho ecológico das cidades, restaurar rios e florestas, são medidas que muitos municípios já estão a desenvolver. Devem também informar e sensibilizar os seus cidadãos para que estes adotem um modo de vida mais saudável e responsável com o clima e com o resto dos seres vivos.

O teu município é a chave. Liga-o à #Horadoplaneta.

0

MUNICÍPIOS LIGADOS AO PLANETA

LIGA O TEU MUNICÍPIO À HORA DO PLANETA

Declaração de Envolvimento

* Para inscreveres o teu município, por favor descarrega, preenche o formulário e envia-o para horadoplaneta@natureza-portugal.org

Ovar

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: - Substituir 152 luminárias tradicionais de Vapor de Sódio por luminárias de tecnologia LED, reduzindo os consumos e emissões de CO2 em 50% - Desligar as luzes dos monumentos: - Edifício dos Paços do concelho - Iluminação pública decorativa da Praça da República - Iluminação pública decorativa do Chafariz do Neptuno - Edifício da Biblioteca Municipal de Ovar.

Sobral de Monte Agraço

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; Edifícios: - Edifício dos Paços do Concelho - Coreto -Moinho do Sobral de Monte Agraço

Almeirim

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: - Algira - Bicicletas de uso público em Almeirim - Composto por 30 bicicletas elétricas e 9 estações convenientemente distribuídas para servir especialmente os utilizadores de Almeirim estando disponíveis todos os dias, todo o ano. - Desligar as luzes dos seguintes monumentos: - Biblioteca Municipal - Mercado Municipal - Cine Teatro de Almeirim -IVV -Instituto da Vinha e do Vinho

Sever do Vouga

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: -Dar continuidade ao combate e controle das espécies invasoras em prol das espécies autóctones, nomeadamente através da Operação NaturVouga-reabilitação das margens ribeirinhas, com vista à valorização das galerias ripícolas, sua envolvente, e margem do rio Vouga. - Desligar as luzes dos monumentos: - Edifício Paços do Concelho - Parque Urbano - Rua do Jardim

Arouca

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: -Promoção da Eficiência energética na iluminação pública do Município de Arouca (luminárias com tecnologia LED) - Desligar as luzes dos monumentos: -Praça Brandão Vasconcelos -Mosteiro de Arouca -Biblioteca Municipal

Campo Maior

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Promover a eficiência energética dos edifícios e instalações municipais.

Miranda do Corvo

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: -Prosseguir políticas de proteção ambiental.

Lourinhã

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: - Diminuir a intensidade das luminárias para 30%, por 60 minutos - Hora do Planeta, do sistema de gestão inteligente de iluminação pública do centro histórico da vila da Lourinhã. a) Projeto Lourinhã “Lights On Lights Off” Dar continuidade à substituição das lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED e utilização do sistema de gestão inteligente, centralizado desenvolvido pela Vodafone. b) Instalações de painéis fotovoltaicos em edifícios públicos, cerca de 20 espaços públicos usufruem do equipamento, com uma potência instalada de 456 kw responsáveis pela produção de 800.000 kwh/ano, o que equivale ao consumo de 350 habitações e corresponde a uma redução de emissões de cO2 de 790 toneladas. c) Projeto de eficiência energética em edifícios públicos, substituição da iluminação de edifícios Municipais, por um sistema de tecnologia LED com gestão de intensidade associado, esta medida irá contribuir para uma redução no consumo energético com iluminação interior dos edifícios em cerca de 83%. d) Implementação do projeto Eficiência Energética nas Habitações Sociais (Bairro Atalaia, Bairro Casal Novo, Bairro da Eira, Bairro Ladeirinha, Bairro Moledo e Bairro S. Bartolomeu), prevê o isolamento térmico em fachadas e cobertura, sistemas fotovoltaicos, sistemas de água quente sanitária, substituição de vãos envidraçados e substituição de equipamentos para equipamentos mais eficientes. e) Aquisição de 9 viaturas elétricas a juntar às existentes do Município.

Calheta

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: - Dar continuidade à instalação progressiva de iluminação LED nos estabelecimentos de ensino do Município que perfazem 10 edifícios. - Desligar as luzes do Edifício da Câmara Municipal e da Marginal D. Manuel I(desde a rotunda da Via Expresso até ao Hotem Calheta Beach)

Albergaria-a-Velha

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a: - Reabilitar a Avenida Bernardino Máximo Albuquerque e os espaços verdes deste local e ainda desenvolver uma melhor eficiência energética (renovação da iluminação pública) - Desligar as luzes dos edifícios: Paços do Concelho e Biblioteca Municipal de Albergaria.

Bragança

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; -Compromete-se a: - Continuar a sensibilizar os cidadãos para a poupança no consumo de água e energia, reduzir a fatura energética do município através do desligamento de alguns pontos de luz e de substituição de lâmpadas menos eficientes na rede de iluminação e através de equipamentos amigos do ambiente instalados no edifício sede. - Desligar a luz nos monumentos: - Castelo de Bragança - Domus Municipalis

Salvaterra de Magos

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; -Compromete-se a: - Substituir as luminárias do Pavilhão Desportivo do Inatel de Salvaterra de Magos, as luminárias do Mercado Diário de Salvaterra de Magos e de 4.400 (cerca de 60%) das luminárias de iluminação pública de todo o concelho por tecnologia LED.

Seixal

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes referentes aos Serviços Centrais e Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal durante a Hora do Planeta; - Compromete-se a divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Compromete-se a implementar medidas de descarbonização na Baía do Seixal ao abrigo do projeto “Ecossistema Vivo de Tecnologias e Cidadania para a Descarbonização da Baía do Seixal” em várias áreas: Equipamentos de mobilidade individual elétricos, entre outras;

Elvas

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Desligar a iluminação decorativa do Aqueduto da Amoreira entre as 20h30 e as 21h30 no dia 28/3/2020.

Faro

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; -Iniciar outro procedimento de celebração de contrato de gestão de eficiência energética para implementação de medidas de eficiência energética na IP; Desligar a luz dos seguintes monumentos: Largo da Sé Jardim Manuel Bivac; Arco da Vila; Edifício do SEF (Antigo Governo Cívil) Edifício do Paço do concelho

Corvo

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Substituição de todas as luminárias e lâmpadas da iluminação pública por outras energeticamente eficientes; Desligar a luz dos seguintes monumentos: Toda a iluminação pública da ilha Todos os edifícios municipais

Reguengos de Monsaraz

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; Desligar a luz dos seguintes monumentos: -Auditório Municipal

Alpiarça

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Reduzir o horário de iluminação dos edifícios públicos em pelo menos 1 hora por dia; - Desligar a luz dos seguintes monumentos: Edifício dos Bombeiros Municipais de Alpiarça Biblioteca Municipal de Alpiarça Edifício dos Paços do Concelho Jardim Municipal Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

Vila Nova de Poiares

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Promover junto da população o uso eficiente de energia e o recurso a energias renováveis. - Implementar medidas para a redução do consumo de energia nos serviços municipais. - Desligar a luz dos seguintes monumentos: Jardim Sto. André Jardim de homenagem ao Poiarense Monumento “O Cristo” Centro Escolar de Poiares, Sto. André Centro Escolar de Arrifana Centro Escolar de S. Miguel

Freixo de Espada à Cinta

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Desligar a luz dos seguintes monumentos: Torre Convento

Alvito

MONUMENTOS APAGADOS:

-Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Inclui no website do Município o link para o site da Hora e um resumo da Hora do Planeta. - Substituir progressivamente as lâmpadas utilizadas nos edifícios municipais por lâmpadas economizadoras. - Desligar a luz dos seguintes monumentos: Igreja Matriz de Alvito Igreja da Misericórdia de Alvito

Constância

MONUMENTOS APAGADOS:

Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; Sensibilização Ambiental - População em Geral e Escolas; Poupança de Energia, optando por iluminação LED sempre que possível. Desligar as luzes durante a Hora do Planeta dos monumentos: - Largo da Igreja Matriz em Constância - Açude de Santa Margarida da Coutada. Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Sensibilização Ambiental - População em Geral e Escolas; - Poupança de Energia, optando por iluminação LED sempre que possível. - Desligar as luzes durante a Hora do Planeta dos monumentos: - Largo da Igreja Matriz em Constância - Açude de Santa Margarida da Coutada.

Ourém

MONUMENTOS APAGADOS:

Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Proceder à desmaterialização de processos internos e externos o que permitirá reduzir em 60% a quantidade de papel gasto internamente em 24 toneladas/ano a emissão decorrente das viagens para entregar processos e documentos. -Desligar as luzes durante a Hora do Planeta dos monumentos: - Edifício dos Paços do concelho - Museu Municipal de Ourém - Posto de Turismo em Fátima - Jardim le Pressis-Trévise

Chamusca

MONUMENTOS APAGADOS:

Compromete-se a: - Desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; - Reaproveitamento de água para rega o que fará os consumos baixar em 50%; - A frota municipal passará a ter 20% de veículos híbridos ou elétricos. - Desligar as luzes dos monumentos: Câmara Municipal; Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva; o Mirante; Ermida de Nossa Senhora do Pranto; Ermida do Senhor do Bonfim.

Paços de Ferreira

MONUMENTOS APAGADOS:

Compromete-se a: desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho; divulgar o seu apoio à HP pelo website e redes sociais incentivando os seus munícipes, colaboradores e rede de fornecedores a aderirem à iniciativa; implementação de ações de capacitação e sensibilização junto das escolas, plantação de árvores, realização de conferências sobre temas; instalação de nova Etar.

Sabugal

MONUMENTOS APAGADOS:

Castelo de Sabugal; Castelo de Vilar Maior; Castelo de Alfaiates; Castelo de Sortelha; Muralhas de Sortelha; Igreja Matriz de Sortelha; Igreja Matriz de Soito. Compromete-se a: desligar as luzes dos Paços de Concelho; divulgar a Hora do Planeta e encorajar todos os colaboradores, munícipes e fornecedores a aderirem à iniciativa; utilizar medidas de eficiência energéticas em espaços públicos.

Moita

MONUMENTOS APAGADOS:

-Apagar a luz: Edifício dos Paços do concelho; Fórum Manuela Figueiredo; As 4 bibliotecas municipais; os reservatórios elevados de Alhos Vedros e Baixa da Banheira - Compromete-se a: reduzir a fatura energética

Fornos de Algodres

MONUMENTOS APAGADOS:

Câmara Municipal de Fornos de Algodres; Jardim Municipal de Fornos de Algodres Compromete-se a: instalar, pelo menos, 2 candeeiros solares junto à Residência de Estudantes de Fornos de Algodres

Como podes participar

JUNTA-TE

Inscrever o município é muito simples, basta apenas preencher o formulário e a carta de adesão.

APAGA

No dia 30 de Março, entre as 20:30 e as 21.30, apaga as luzes dos monumentos que foram indicados na carta de adesão.

DIVULGA

Divulga o evento nas redes sociais. Será uma grande carta de apresentação do compromisso da tua localidade com o planeta.

MUDA

A Hora do Planeta é um gesto importante, mas não chega. Existem pequenos gestos no dia-a-dia de uma cidade que podem fazer muito pela biodiversidade.